Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

domingo, 19 de maio de 2013

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão

E para acompanhar o arroz de feijão, umas pataniscas de bacalhau, nunca me tinha aventurado a fazer umas, até porque como já disse não gosto muito de fritos, mas pataniscas são uma das excepções. Procurei várias receitas, mas não cheguei a conclusão nenhuma, pelo que resolvi juntar o que me agradou mais de cada uma e não é que sairam bem :) Sim até porque o LR chegou a casa, era suposto comer a carne de vaca guisada e eu fiquei quase sem pataniscas :)
As quantidades dos ingredientes são muito variáveis, depende de como gosta da massa, considere sempre que deve ficar mais para o líquido (mas não tipo água).
Nº de patansicas: 10 a 12
Tempo de Preparação: 30 a 40 minutos
Ingredientes:
- 1 posta grande de bacalhau
- salsa qb
- 1 cebola
- 4 ovos
- farinha qb (usei aproximadamente 1 chávena)
- leite qb
- sal e pimenta qb
- azeite e óleo para fritar qb
Preparação:
1. Coza o bacalhau, tire as espinhas e a pele e desfie (pode usar bacalhau já desfiado eu prefiro as postas de bacalhau)
2. Misture os ovos com a farinha e o leite até ter uma consistência cremosa
3. Junte a cebola e a salsa bem picadas, o sal (a quantidade de sal depende de quanto salgado é o bacalhau) e a pimenta
4. Junte o bacalhau desfiado e mexa bem
5. Aqueça bem o azeite (eu costumo juntar metade de azeite metade de óleo) num tacho largo em quantidade suficiente para cobrir as pataniscas, e deite uma colher da massa de cada vez. Deixe fritar até as pataniscas estarem douradinhas virando a meio da fritura (depende do tamanho delas mas ficam cerca de 2 minutos de cada lado).
Acompanhe com Arroz de Feijão.

Bom Apetite :)

1 comentário:

  1. Gosto tanto... que já comia.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar