Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Areias


Para um lanche com os amigos ou só porque nos apetece e gostamos de ter um biscoito para comer com o chá ou café ou mesmo sem nada. O LR adora areias e então resolvi por as mãos à obra, foi a primeira vez que fiz e depois de procurar numa série de receitas (são todas mais ou menos iguais) só fiquei com medo de fazer calhau em vez de areias, porque em todas elas diziam que se as areias ficarem mais tempo do que o devido no forno ficam rijas como pedras. Felizmente estas ficaram no ponto, não se deixe enganar quando desliga o forno, são mesmo só 15 minutos e saem ainda moles, mas dê-lhes tempo e não tenha a tentação de as colocar lá novamente... eu quase fiz essa asneira mas consegui resistir e ainda bem :)


Nº de Doses: 20 a 25
Tempo de Preparação:30 minutos (mais tempo para massa assentar no frigirífico)

Ingredientes:
200 gr manteiga (temperatura ambiente)
120 gr de açucar
360 gr de farinha

Preparação:
1. Misture os ingredientes, amassando, até conseguir fazer uma bola (compacta). Envolva em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos

2. Tire a massa do frigorífico e forme bolas de massa não muito grandes (atenção que cresce um pouco no forno); coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.

3. Deixe cozer cerca de 15 minutos e retire do forno. Se quiser passar por açucar faça de imediato.

Bom Apetite :)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tarte de Limão Merengada

Acabadinha de sair do forno e Deliciosa ! Para o meu mano que faz anos e está com desejos de tarde de limão merengada.

Nº de Pessoas: 8
Tempo de Preparação: 35minutos + 1 hora para massa descansar

Ingredientes:
Massa
- 200gr de Farinha
- 1 colher sopa de açucar
- 1 gema
- 200 gr de manteiga

Recheio:
- 2 ovos
- 2 dl de leite
- 1/2 chávena de açucar
- 1 limão (sumo e raspa)
- 2 colheres sopa de maisena
- 3 colheres de sopa de açucar em pó

Preparação:
Massa:
1.Misture os ingredientes da massa, forme uma bola e leve ao frigorífico durante 1 hora (embrulhada em papel transparente)
2.Tire do frigorífico, estenda a massa e forre uma forma de tarte (previamente untada). Pique o fundo e leve ao forno aquecido a 180 graus por 15 minutos.

Recheio:
1. Creme de Limão e Ovo:
Misture num tacho as gemas, o açucar, o leite, a maisena (dissolvida numa chávena com metade de água fria), o sumo e a raspa do limão. Leve ao lume a engrossar mexendo sempre, quando ferver apague o lume.

2. Merengue:
Bata as claras em castelo juntando 2 colheres de sopa do açucar em pó, até formarem um merengue espesso.

Montar a tarte:
Deite o creme de limão e ovo sobre a massa (já cozida), por cima espalhe o merengue e polvilhe com o restante açucar em pó. Leve ao forno aquecido a 180 graus a alourar (cerca de 10 minutos).

Bom Apetite :)






Bolo com Calda de Morangos e Natas - Passatempo "Os Sete Pecados Capitais"


Quando vi o passatempo Santa Gula e Limited Edition (http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/04/passatempo-santa-gula-e-limited-edition.html), a 1ª imagem que me veio à cabeça foi a do Bolo com Calda de Morangos e Natas que fiz à algum tempo e por isso resolvi pegar na receita e utilizá-la para este passatempo. Porquê ? Porque o tema são "Os Sete Pecados Capitais" e com este bolo a Luxúria é a figura de destaque, se tivesse que dar uma imagem à luxúria (culináriamente falando) seria a imagem deste bolo, podemos entender a Luxúria (segundo a Wikipedia) como "Deixar-se dominar pelas paixões" sendo também identificado como o pecado que pode levar a outros pecados.
 
Morangos e natas para despertar a paixão são dos principais ingredientes, se os incluírmos num bolo com calda de morango e um delicioso pão de ló a Gula (desejo insaciável, para além do necessário, por comida (entre outros)) aparecerá de certeza. Sim porque não se consegue comer apenas uma fatia e ficar por aí, a vontade de comer outra logo a seguir é irresistível (acreditem eu sei por experiência própria). E depois vem a Preguiça a vontade de nos sentarmos no sofá sem fazer nada para nos deliciar-mos com uma fatia ou 2 ou 3.... Não deixo de parte claro a Avareza (segundo a wikipedia representa o medo de perder algo ou a vontade exagerada de possuir qualquer coisa) porque a cada fatia que se come começamos a pensar que o bolo vai acabar e quando isso acontecer quando a vontade exagerada de o comer aparecer já não há.
 
Agora a receita:

Ingredientes:
Bolo (receita Pão de ló simples, créditos na receita)
- 300 gr açucar
- 200 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- 4 cálices pequenos de água

Recheio e Cobertura
- 500 ml de natas
- 500 gr de morangos
- 150 gr de açucar em pó
- 4 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de açucar mascavado ou amarelo 

Preparação:
Bolo
 1. Misture o açucar, a farinha, o femento, os ovos e a água numa batedeira até ter uma massa cremosa.

2. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.

3. Leva a cozer a 160º / 170º graus cerca de 40 minutos numa forma sem buraco.

Se for usar para rechear use uma forma sem buraco, caso seja para comer simples pode usar uma forma normal com buraco.
 Recheio e Cobertura
1. Enquanto o bolo coze no forno, prepare o recheio e a cobertura.

2. Bata as natas até fazerem chantily, se conseguir, tenho que confessar que tenho uma difiuldade imensa que me saiam bem, e ficarem chantilly espesso é raro, normalmente o que consigo é um creme, que neste caso é suficiente.
Já tentei todos as dicas e mais algumas e ainda a que acho que ajuda mais é colocar as natas no congelador antes de as bater, podem mesmo começar a congelar sem ficarem muito duras. Depois de batidas, junte o açucar em pó, e coloque no frio até as utilizar.

3. Para a calda coloque os morangos cortados ao meio ou em quartos, numa frigideira, com 3 colheres de sopa de açucar e a água. Deixer levantar fervura e mantenha em lume brando até fazer a calda (cerca de 15 minutos). Pode ajustar a quantidade de açucar a gosto. Neste caso passei a calda com a varinha mágica para ficar liquída, visto que ia juntar morangos às natas.

4. Corte os morangos em metades ou quartos e para a cobertura corte-os em rodelas finas.

Montar o Bolo
1. Quando o bolo tiver pronto tire do forno, deixe arrefecer e depois divida em 2 metades.

2. Coloque a metade de baixo num prato, onde vai servir o bolo, e deite a calda de morango (já fria) por cima, espalhe por todo o bolo, e se deixar cair para os lados não faz mal. Misture os morangos com as natas e deite por cima da calda.

3. Coloque a outra metade do bolo por cima e repita os passos do ponto 2. Tape também os lados do bolo com chantilly. Para decorar espalhe as rodelas de morango.

Pode dar largas à imaginação e usar outro tipo de frutas ou até mesmo doces. Pode também fazer outras decorações, ou juntar molho de chocolate por exemplo.

Bom Apetite :) E cuidado com os Pecados :)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Lombinho de Porco Assado no Forno


Gosto imenso de fazer lombo de porco assado no forno, dá para ocasiões mais especiais e também é óptimo quano sobra para comer no dia a diia. Desta vez e para o almoço do domingo passado resolvi fazer antes lombinhos de porco são bem mais tenros e muito saborosos. Acompanhei com Batatas Assadas no Forno e uma salada de tomate.

Nº de Pessoas: 3 a 4
Tempo de preparação: 45 minutos

Ingredientes:
- 1 lombinho de porco com cerca de 750 gr a 1 kg
- 5 dentes alho
- 1 dl de vinho branco
- 1 colher de sobremesa e colorau
- pimenta preta  qb
- sal qb
- coentros qb
- tomilho seco qb
- 2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
1. Tempere o lombinho (de preferência de véspera; mas se não for possível deixe marinar pelo menos por 2 horas) com uma pasta feita com todos os ingredientes indicados (coloque tudo no copo da varinha mágica e triture); barre o lombinho com essa pasta

2. Coloque num tabuleiro de ir ao forno junto com a marinada e deixe assar por cerca de 30 minutos a 170º graus.

3. Quando estiver assado tire do forno e sirva com as batatas e a salada.

Bom Apetite :)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Batatas Assadas no Forno


Existem mil e uma maneiras de fazer batatas assadas no forno, e eu já as fiz de umas quantas formas, mas esta é a maneira mais básica de as fazer, ficam muito boas e dão para acompanhar quase tudo. Eu fiz para acompanhar um lombinho de porco assado no forno. Uma vez mais não liguem à fotografia definitivamente ainda bem que o meu jeito para cozinhar é bem maior do que para tirar fotogradias aos cozinhados.

Fica então a receita, prometo em próximos cozinhados, dar outras receitas de batatas assadas no forno.

Nº de pessoas: 3
Tempo de Preparação: 40; 45  minutos

Ingredientes:
- Batatas qb
- Sal e pimenta preta qb
- 5 colheres de sopa de azeite
- Meio copo de vinho branco
- Ervas aromáticas a gosto q.b.

Preparação:
1. Lave muito bem as batatas e parta ao meio (se forem muito grandes, senão não é necessário)

2. Leve as batas ao lume em água a ferver, deixe ficar até amolecerem (não deixe cozer na totalidade), cerca de 15 minutos (depende do tamanho delas)

3. Escorra a água, deite as batatas num tabuleiro de ir ao forno, onde colocou previamente metade do azeite. Tempere com o resto do azeite, sal, pimenta e as ervas. Junte o vinho branco.

4. Leve ao forno a cerca de 170 graus e deixe até estarem tostadas (cerca de 30 minutos)

Bom Apetite :)


sexta-feira, 24 de maio de 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Favas com Entrecosto

Um prato simples mas muito típico e para quem goste delicioso, uso esta  receita para participar na 2ª edição do projeto "A escolha do ingrediente" do blog Tertulia da Susy que tem nesta edição como blog anfitrião A Madeirense Carla Sofia. Espero que gostem da minha participação :)

Eu não gosto muito de favas, mas estas vieram da minha horta experimental, não a hora da varanda, (fica para outra vez a explicação). E para além disso o LR adora favas com entrecosto, por isso resolvi fazer um tacho delas, só que como o entrecosto era mais do que as favas poderia dizer que o prato é entrecosto com favas :)
Enquanto o tempo não resolve aquecer de vez, ainda sabem bem estas delícias culinárias.

Não sobrou para contar a história.

Nº de Pessoas: 4
Tempo de Preparação: 60 minutos

Ingredientes:
- 1,5 Kg de Entrecosto (pode usar ligeiramente menos se preferir)
- 1 Kg de Favas (pode usar das congeladas)
- 2 cebolas picadas
- 100 gr de alho picado
- 1 dl de azeite
- 1 folha de louro
- 1 dl de vinho tinto (se não tiver pode usar vinho branco)
- 500 gr de tomate pelado
- chouriço qb
- coentros qb
- sal e pimenta preta qb

Preparação:
1. Tempere o entrecosto com metade do alho , sal, pimenta, pimentão e o vinho tinto. Deixe tomar gosto por cerca de 30 minutos

2. Refogar no azeite aquecido a cebola e o alho. Junte o louro e quando a cebola estiver a alourar junte o entrecosto e deixe alourar também.

3. Coloque o vinho e deixe evaporar.

4. Misture o tomate pelado (picado), se o molho do tomate não for suficiente para cobrir a carne, junte um pouco de caldo de carne. Quando ferver junte os coentros e o chouriço (pode usar outro tipo de enchidos, nós gostamos só com chouriço) e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos (até o entrecosto estar macio).

5. A 10 minutos do fim junte as favas (se não usar das congeladas junte mais cedo as favas para terem tempo de cozer).

Se quiser quando servir deite coentros picados por cima.

Bom Apetite :)


terça-feira, 21 de maio de 2013

Entrecosto Frito

Tinha comprado entrecosto para fazer com favas, mas como era muito, decidi roubar uns pedaços e fazer uma entrada, tipo pestisco para o almoço de sábado passado, Entrecosto Frito (para quem não costuma fazer, nem comer muitos fritos, ultimamente andam na moda lá em casa).

Pode fazer como eu fiz para entrada, ou se quiser fazer maior quantidade e ser o prato principal acompanhado, por exemplo, de Arroz de Feijão. E o melhor de tudo é que se faz muito rapidamente.

Nota: se fizer como prato principal aumente as quantidades de entrecosto.

Nº de Pessoas: 2
Tempo de Preparação: 30 minutos

Ingredientes:
- 300 gr de entrecosto (pedaços pequenos)
- sal e pimenta preta qb
- louro
- 3 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite

Preparação:
1. Tempere o entrecosto com o sal, a pimenta e o louro.

2. Aqueça o azeite numa frigideira e deite os alhos esmagados no azeite, junte o entrecosto e deixe fritar bem virando a meio (cerca de 4 a 5 minutos de cada lado, depende se gosta mais ou menos frito)

3. Quando estiver frito retire, se gostar deite pedaços de salsa por cima.

Bom Apetite :)



Salada de Salmão Fumado com Requeijão e Molho de Vinagre Balsâmico

Mais uma salada leve e apetitosa, tinha comprado um requeijão para comer com doce de abóbora, mas devido aos excessos dos últimos dias, resolvi utilizá-lo antes numa salada. E uma salada sabe sempre bem ainda mais se for ao jantar. Como também ainda tinha agriões decidi fazer a salada só com o agrião para ser diferente. E não é que ficou boa a combinação.

Nº de Pessoas: 1
Tempo de Preparação: 15 minutos

Ingredientes:
- Agrião qb
- salmão fumado qb
- 12 nozes partidas em pedaços
- tomate mini (qualquer tipo)
- 1/2 requeijão
- 1/2 Cebola roxa
- vinagre balsâmico qb
- azeite, sal e pimenta qb

Preparação:
1. Coloque os agriões num prato, por cima coloque o requeijão partido aos pedaços, o tomate partido às metades, as nozes e a cebola às fatias finas.

2. Tempere com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e misture bem.

Bom Apetite :)




domingo, 19 de maio de 2013

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão

E para acompanhar o arroz de feijão, umas pataniscas de bacalhau, nunca me tinha aventurado a fazer umas, até porque como já disse não gosto muito de fritos, mas pataniscas são uma das excepções. Procurei várias receitas, mas não cheguei a conclusão nenhuma, pelo que resolvi juntar o que me agradou mais de cada uma e não é que sairam bem :) Sim até porque o LR chegou a casa, era suposto comer a carne de vaca guisada e eu fiquei quase sem pataniscas :)
As quantidades dos ingredientes são muito variáveis, depende de como gosta da massa, considere sempre que deve ficar mais para o líquido (mas não tipo água).
Nº de patansicas: 10 a 12
Tempo de Preparação: 30 a 40 minutos
Ingredientes:
- 1 posta grande de bacalhau
- salsa qb
- 1 cebola
- 4 ovos
- farinha qb (usei aproximadamente 1 chávena)
- leite qb
- sal e pimenta qb
- azeite e óleo para fritar qb
Preparação:
1. Coza o bacalhau, tire as espinhas e a pele e desfie (pode usar bacalhau já desfiado eu prefiro as postas de bacalhau)
2. Misture os ovos com a farinha e o leite até ter uma consistência cremosa
3. Junte a cebola e a salsa bem picadas, o sal (a quantidade de sal depende de quanto salgado é o bacalhau) e a pimenta
4. Junte o bacalhau desfiado e mexa bem
5. Aqueça bem o azeite (eu costumo juntar metade de azeite metade de óleo) num tacho largo em quantidade suficiente para cobrir as pataniscas, e deite uma colher da massa de cada vez. Deixe fritar até as pataniscas estarem douradinhas virando a meio da fritura (depende do tamanho delas mas ficam cerca de 2 minutos de cada lado).
Acompanhe com Arroz de Feijão.

Bom Apetite :)

Arroz de Feijão

Hoje foi um Domingo dedicado à Culinária :) Levantai-me e meti-me na cozinha,o LR foi andar de bicileta e só chegava a casa por volta da hora de almoço, tinha descongelado carne de vaca para fazer carne guisada, mas como ele se atrasou e à uma da tarde me ligou a dizer que só chegava por volta das 14h30 resolvi fazer outro almoço, não gosto muito de carne de vaca guisada e à imenso tempo que queria fazer pataniscas com arroz de feijão. Primeiro o arroz de feijão (é óptimo para acompanhar pataniscas, filetes ou carne grelhada)
 
Nº pessoas: 2
Tempo de Preparação: 30 minutos
 
Ingredientes:
- 1 lata de feijão encarnado
- 1 lata pequena de tomate pelado
- 1 colher sopa de concentrado de tomate (se não tiver pode dispensar)
- 1 folha de louro
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- azeite qb
- sal e pimenta qb
- 1 dl de vinho branco
- coentros (opcional)
- colorau fumado (opcional)
- 1 chávena de arroz branco
 
Preparação:
1. Refogue a cebola e os alhos num tacho com o azeite previamente aquecido, junte uma folha de louro.
 
2. Quando a cebola estiver refogada, deite o concentrado de tomate e mexa, deite o tomate pelado e o vinho branco, deixe reduzir.
 
4. Junte o feijão, o sal, a pimenta e o colorau e deixe refogar o feijão por cerca de 10 minutos, junte água fervida suficiente para cobrir o feijão e cozer depois o arroz.
 
5. Quando levantar fervura deite o arroz e os coentros e deixe o arroz cozer em lume baixo para deixar o arroz malandro.
 
 
Bom Apetite :)
 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sunday Lunch Menu 19 de Maio

O  Sunday Lunch Menu de 19 de Maio já está na página !




Bom Apetite :)

Bolo de Pão de Cereais com Maça e Nozes

Ontem resolvi fazer um bolo para o Fim de Semana, como cheguei cedo a casa tinha tempo e lá fui a correr para a cozinha. O Fim de Semana não começou mais cedo, mas começamos a comer o bolo do fim de semana antes do tempo :) Vi esta receita na revista do Pingo Doce, só fiz uma ligeiras adaptações, em vêz de pera usei maça, e dispensei o caramelo, não somos muito amigos dele cá em casa, entre outras. Coloquei mãos à obra e o resultado final foi muito positivo.

Foi a sobremesa do jantar quentinho e acabado de sair do forno ninguém resiste, mas fica melhor ao lanche.

Nº Pessoas: 8
Tempo Preparação: 60 minutos


Ingredientes:
300g pão de 8 cereais Pingo Doce (pode utilizar outro tipo de pão desde que não seja pão branco)
6 ovos médios
2 c. de sopa farinha de trigo
250g açúcar
2 Maças Fuji(ou semelhante)
60g miolo de noz
200 ml leite magro (pode usar meio gordo se preferir)
canela em pó qb

Preparação:
1.Num tacho, leve ao lume o açúcar e o leite, mexa e deixe ferver. Apague o lume e deixe arrefecer ligeiramente.

2. Pique bem o pão (pode ser no copo da varinha mágica) e junte ao preparado anterior com a canela e a maçã cortada aos cubos pequenos. Mexa bem.

3. Bata à parte ps ovos com a farinha e o miolo das nozes e envolva no preparado do ponto 2

4. Coloque a mistura numa forma rectangular (untada com azeite e farinha)e leve ao forno aquecido a 160º  durante cerca de 30 a 45 minutos.

Bom Apetite :)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Salada de Agrião com Tomate e Cebola Roxa

Este foi ontem o meu jantar, não não é uma receita original, mas nem todas as receitas têm que ser originais ou elaboradas, podemos fazer receitas que nos façam lembrar bons momentos por muito simples e básicas que sejam, ou que nos saibam bem. E por esta salada me lembrar bons momentos e para além disso ser simples muito fresca e deliciosa resolvi partilhá-la no blog.

Gosto imenso de agriões mas não tinha por hábito comer só salada de agrião e tomate, quanto muito misturava os agriões com a alface, até que uma vez no Rio de Janeiro comi uma travessa de salada de agriões com tomate que me ficou na memória, a partir dai comecei a fazer esta salada sempre que me apetece uma refeição light ou um acompanhamento para pratos mais pesados ou grelhados (fica óptima). Uma nota não se enquadra bem no tipo, mas para mim é uma comida de consolo :)

Nº de pessoas: 2
Tempo de preparação: 10 minutos

Ingredientes:
- 1 embalagem de agriões já preparados (se tiver tempo pode comprar um molho de agrião e arranjar, sai mais económico)
- 2 tomates 
- 1 cebola roxa
- sal, azeite e vinagre qb

Preparação:
Coloque os agriões numa travessa ou prato, junte a cebola e o tomate cortados às fatias finas e tempere a gosto com sal, azeite e vib«nagre.

Bom Apetite :)



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Peixe Espada Frito


Ontem foi dia de fritos ao jantar, o que é raro, não tenho por hábito fazer fritos muitas vezes, mas um dia não são dias, e lá resolvi fazer a vontade ao LR e fazer Peixe Espada Frito. Como achei que ja chegava o frito do peixe o acompanhamento foram legumes salteados: grelos salteados.

Ingredientes:
- peixe espada (2 postas finas por pessoa)
- limão qb
- sal
- farinha qb
- azeite para fritar

Preparação:
1. Temperar o peixe com sal e limão e deixar por 30 minutos (se não tiver tempo pode deixar menos)
2. Passe o peixe pela farinha e coloque na frigideira (com o azeite quente), deixe alourar de um lado vire e deixe alourar do outro lado (demora cerca de 4 a 5  minutos e cada lado). Retire o peixe e coloque sobre papel absorvente para tirar o excesso de azeite.

Sirva acompanhado os legumes ou se preferir faça um arroz de tomate, ou outro que prefira (cenoura, ervilhas,....)

Bom Apetite :)


terça-feira, 14 de maio de 2013

A Minha Horta na Varanda

Os morangueiros já deram a primeira taça de morangos :) E não precisaram de açucar de doces que são :)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sopa de Feijão Verde

Ontem à noite não resisti a fazer uma sopa de feijão verde, é uma das minha favoritas, e já à imenso tempo que não passava pela minha mesa. E como temos exagerado nas comidas veio mesmo a calhar.Eu comi 2 pratos ....Mas o jantar ficou por ai mesmo.

Ingredientes:
- 400 gr feijão verde
- 3 batatas grandes
- 1 cebola grande
- 2 cenouras
- 200 gr abóbora
- sal qb
- colorau qb (opcional)
- azeite qb

Preparação:
1. Corte os legumes em pedaços pequenos e o feijão às tiras finas(pode já comprar feijão cortado, mas sai muito mais caro).

2. Deite os legumes (excepto o feijão verde)numa panela de tamanho médio e encha de água, deixe ferver e depois baixe o lume até os legumes estarem cozidos.

3. Junte sal qb e passe a varinha mágica até desfazer os legumes, junte o feijão verde, o azeite e o colorau(usei fumado, dá um sabor óptimo à sopa, mas pode usar do normal) e deixe em lume brando até cozer o feijão.

4. Rectifique os temperos e apague o lume.

Bom Apetite :)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Massa para Piza e Pão de Mistura ou Semi Integral




Outro dia coloquei uma receita de massa integral para piza e pão Massa para pao e para piza, mas desta  vez queria que a base da piza ficasse mais leve e resolvi misturar farinha integral com farinha de trigo e não é que resultou :)

Ingredientes:
- 125 gr farinha integral
- 125 gr de farinha de trigo
- 1 colher sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de fermento
- 200 ml água morna

* as medidas de farinha e de água podem ser ajustadas conforme se vai amassando até a massa ficar a gosto

Preparação:
Juntar os ingredientes líquidos
Juntar a farinha aos poucos e ir mexendo
Colocar fermento

Eu mexi primeiro com uma colher e depois amassei à mão. Depois de amassada deixar, de preferência junto a um sítio quente e com um pano por cima, a levedar até duplicar.

Nota: enquanto está a fazer a massa, tenha sempre farinha pronta para colocar nas mãos, para quando a massa estiver a colar.
Boas Experiências Culinárias :)

Novidades na Minha Horta na Varanda

Finalmente começa a dar frutos... e legumes ... vejam a página :)

Sunday Lunch Menu 12 de Maio

O Sunday Lunch Menu de dia 12 já está na página. Bom Apetite :)






quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coelho Guisado

Gosto imenso de coelho guisado, e desde que a minha sogra me deu a receita dela, que é difícil não sair bem. É muito fácil de fazer e fica uma refeição óptima. A única nota é que fica bem melhor de ficar temperado de um dia para o outro antes de guisar. Foi o nosso jantar de ontem e é um prato que recomecei a comer graças ao LR, pois antes de casar tinah deixado de comer coelho.

Nº de Pessoas: 3
Tempo de Preparação: 40 minutos

Ingredientes:
- 1 coelho grande partido para guisar (eu não uso a cabeça, mas podem usar se quiserem)
- 3 cebolas grandes
- 3 dentes de alho
- 2 chávenas de vinho tinto
- 1 folha de louro
- Sal qb
Opcional: 1 pitada de colorau fumado

Preparação:
1. De véspera (se não tiver tempo, deixe o coelho com o tempero pelo menos 2 horas), coloque o coelho num recipiente com tampa, junte a cebola e o alho cortados em tiras finas, o louro e o vinho tinto, mexa para envolver todos os pedaços.

2. Coloque o coelho junto com o molho num tacho, mexa, junte sal qb e deixe ao lume com lume brando cerca de 30 a 40 minutos. No final se quiser dar um toque diferente deite uma pitada de colorau fumado, não é obrigatório.

Bom Apetite :)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Tarte Calzone de Camarão e Salmão Fumado com Alho Francês

Acabadinha de fazer para o jantar, e ficou um cheirinho tão bom na cozinha :)
Fiquei na dúvida que nome dava a esta receita se tarte se calzone, percebem porquê, apesar de ser uma tarte com recheio de tarte e massa quebrada, resolvi dar-lhe forma de calzone, ficou então uma tarte calzone, nem sei se existe este termo com as 2 palavras juntas, mas se não existe passa a existir.

Tinha uns camarões no congelador, que sobraram do lanche de outro dia e uma massa quebrada comprada no supermercado (pode fazer a massa, mas à noite quando se chega a casa do trabalho é mais prático utilizar uma massa de compra), para esta receita a massa comprada no supermercado serve bem pois a ideia é que fique fina. Pensei o que podia juntar mais .... alho francês e salmão fumado. Aliás a culpa de ter feito esta receita é da minha cunhada que me deve uma tarde de  camarão com alho frânces à séculos, até que hoje não resisti e fiz uma adaptação da receita dela, e olhem que ficou tambem muito boa.

Ainda vão a tempo de a fazerem para o jantar é muito rápido de fazer.

Nº de Pessoas: 2
Tempo de Preparação: 40 minutos

Ingredientes:
- 12 camarões médios(partidos em 3)
- salmão fumado qb, partido em tiras fininhas
- 1/2 cebola roxa (pode usar da branca se não tiver ou se preferir)
- 1 alho
- 200 gr de alho francês (pode usar do congelado)
- 100 ml de natas
Preparação:
1. Numa frigideira deite o azeite e refogue a cebola e os alhos. Depois junte o alho francês, o camarão e o salmão. Deixe refogar por cerca de 10 a 15 minutos. Junte as natas (pode usar também natas de soja ou de arroz) e deixe mais 5 minutos.

2. Entranto ponha o forno a aquecer a 170 graus. Abra a massa e desenrole, deite o recheio do ponto 1 numa das metades da massa, deixando à volta espaço para juntar a massa. Dobre a outra metade para fazer a forma de uma calzone.
3. Se quiser com um garfo marque as pontas para fazer o desenho da imagem, leve ao forno por cerca de 20 minutos.
Bom Apetite :)

Frango Guisado com Molho de Tomate

O jantar de ontem foi um clássico, frango guisado com molho de tomate, é difícil ficar mal, mesmo que não perceba muito de cozinhados. Tinha um frango que tinha mandado partir para guisar no talho, tirei do congelador na véspera e quando cheguei a casa foi só começar. E ficou muito bom, o LR até lambeu os dedos :) Para além disso é mais umadas minha comidas de consolo, e bem que estava a precisar.


Nº de pessoas: 2 (depende do que comam pode dar para 3)
Tempo de preparação: 40 minutos

Ingredientes:
- 1 frango partido para guisar, sem pelo
- 1 lata tomate (para um frango chega uma das pequenas)
- 1 folha de louro
- 1 molho de coentros
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- azeite qb
- sal e pimenta preta qb
- 1 chávena de vinho branco
- tomilho e manjericão (opcional)

Preparação:
1. Corte a cebola e os alhos em tiras e refogue no azeite até a cebola aloirar.

2. Junte o louro e os coentros (se não tiver frescos pode usar em pó, mas os frescos ficam melhores), e deite o molho de tomate, deixe em lume brando por cerca de 5 minutos.

3. Junte o vinho, as restantes ervas e o frango, mexa e deixe guisar por cerca de 30 minutos, ou até o frango estar a gosto.

Pode acompanhar com arroz branco, batatas cozidas, puré ou esparguete, é só escolher.

Bom Apetite :)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Peru Guisado com Ervilhas Tortas



Lembram-se da perna de peru que comprei outro dia, e que parte parti em cubos para usar mais tarde, pois já usei.

Andava à seculos a ver se encontrava ervilhas tortas, por norma só consigo comer estas ervilhas quando compro uma mistura de legumes chineses congelados onde vêm meia dúzia delas, são tão doces e tão tenras que dá vontade de não parar de comer. Até que finalmente, na 5ª feira passada, resolvi ir a uma feira onde vendem produtos hortículas (vendidos directamente por quem os cultiva) e lá estavam elas à minha espera, a caminho de casa ia a pensar o que ia fazer mas não tive que pensar muito, peru guisado com ervilhas tortas. E ficou delicioso.

Ingredientes:
- 1 colher sopa de azeite
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de concentrado de tomate
- meio copo de vinho branco
- 500 gr peru aos cubos
- 500 gr de ervilhas tortas
- sal e pimenta qb
- tomilho qb
- 1 folha de louro

Preparação:
1. Refogue a cebola e os alhos no azeite, quando a cebola tiver alourado, junte o concentrado de tomate, o louro e o tomilho. Junte o peru e deixe alourar, cerca de 5 minutos.

2. Deite o vinho e deixe evaporar, junte o sal e a pimenta e as ervilhas.

3. Deixe guisar por cerca de 30 minutos em lume brando, ou até a carne estar no ponto.

Delicioso.

Bom Apetite :)

domingo, 5 de maio de 2013

Bolo com Calda de Morangos e Natas - Dia da Mãe

Aproveitando a receita do pão de ló  e o facto de já não estar sozinha, sim o LR voltou e eu voltei aos cozinhados, resolvi fazer um bolo com recheio de natas e morangos e com calda de morangos. Fica simplesmente divino. Para quem ainda pode é o ideal para oferecer à Mãe no dia da Mãe.
 
Pensei se colocava uma receita para este dia especial, mas que melhor forma de lembrar a minha Mãe do que fazer um bolo que sei que ela ia gostar muito. Espero que gostem também e peço desculpa pelo atraso, afinal o dia está a acabar, mas podem sempre oferece-lo noutra ocasião especial ou simplesmente fazer um mimo à vossa Mãe em qualquer dia.
 
Ingredientes:
Bolo (receita Pão de ló simples, créditos na receita)
- 300 gr açucar
- 200 gr de farinha

- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- 4 cálices pequenos de água
 
Recheio e Cobertura
- 500 ml de natas
- 500 gr de morangos
- 150 gr de açucar em pó
- 4 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de açucar mascavado ou amarelo 
 
Preparação:
Bolo
 1. Misture o açucar, a farinha, o femento, os ovos e a água numa batedeira até ter uma massa cremosa.
2. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.
3. Leva a cozer a 160º / 170º graus cerca de 40 minutos numa forma sem buraco.
Se for usar para rechear use uma forma sem buraco, caso seja para comer simples pode usar uma forma normal com buraco.
 
 Recheio e Cobertura
1. Enquanto o bolo coze no forno, prepare o recheio e a cobertura.

2. Bata as natas até fazerem chantily, se conseguir, tenho que confessar que tenho uma difiuldade imensa que me saiam bem, e ficarem chantilly espesso é raro, normalmente o que consigo é um creme, que neste caso é suficiente.
Já tentei todos as dicas e mais algumas e ainda a que acho que ajuda mais é colocar as natas no congelador antes de as bater, podem mesmo começar a congelar sem ficarem muito duras. Depois de batidas, junte o açucar em pó, e coloque no frio até as utilizar.

3. Para a calda coloque os morangos cortados ao meio ou em quartos, numa frigideira, com 3 colheres de sopa de açucar e a água. Deixer levantar fervura e mantenha em lume brando até fazer a calda (cerca de 15 minutos). Pode ajustar a quantidade de açucar a gosto. Neste caso passei a calda com a varinha mágica para ficar liquída, visto que ia juntar morangos às natas.

4. Corte os morangos em metades ou quartos e para a cobertura corte-os em rodelas finas.

Montar o Bolo
1. Quando o bolo tiver pronto tire do forno, deixe arrefecer e depois divida em 2 metades.

2. Coloque a metade de baixo num prato, onde vai servir o bolo, e deite a calda de morango (já fria) por cima, espalhe por todo o bolo, e se deixar cair para os lados não faz mal. Misture os morangos com as natas e deite por cima da calda.

3. Coloque a outra metade do bolo por cima e repita os passos do ponto 2. Tape também os lados do bolo com chantilly. Para decorar espalhe as rodelas de morango.

Pode dar largas à imaginação e usar outro tipo de frutas ou até mesmo doces. Pode também fazer outras decorações, ou juntar molho de chocolate por exemplo.

Bom Apetite :)
 
 


Pão de Ló Simples

Gosto imenso de pão de ló, simples ou puxando pela imaginação recheado com o que nos apetecer para fazer um bolo digno de uma festa.

Nunca tinha feito nenhum pelo que fui à procura de uma receita e meti mãos à obra, no meio de tantas receitas que vi, estou um baralhada,  pois escolhi a receita e passei para o meu caderno de delícias (livro de receitas, para onde só vão as que valem mesmo a pena) e arrumei depois o livro de onde a tirei, como já foi à uns dias não tenho a certeza, mas penso que a receita era da Joana, peço desculpa se não for.

Ingredientes:
- 300 gr açucar
- 200 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- 4 cálices pequenos de água

Preparação:
1. Misture o açucar, a farinha, o femento, os ovos e a água numa batedeira até ter uma massa cremosa.

2. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.

3. Leva a cozer a 160º / 170º graus cerca de 40 minutos.

Se for usar para rechear use uma forma sem buraco, caso seja para comer simples pode usar uma forma normal com buraco.

E não é que ficou delicioso.

Bom Apetite :)