Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Massa para Pão e para Piza

Nada melhor do que fazer o nosso pão, quentinho e acabadinho de sair do forno com manteiga, hummm.... E uma piza feita por nós em casa. Aqui fica a receita da massa:

Ingredientes:
- 700 gr de farinha  sem fermento
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 500 ml água morna
- 2 colheres de café de sal

Preparação:
- Junte um pouco de água ao sal e dilua, assim é maís fácil de integrar com a massa

- Coloque numa tijela a farinha e o fermento, abra um buraco no meio e junte o sal diluído na água, aos poucos vá misturando a água e mexendo, pode utilizar uma colher ao início, mas depois é melhor fazer à mão. Junte água até a massa já não esfarelar. Nesta altura é que é mesmo preciso fazer à mão.

- Misture a massa com as mãos, durante cerca de 10 a 15 minutos, até estar lisa e formar bolhas de ar.

- Faça uma bola com a massa e coloque num recipiente, antes de colocar a massa ponha farinha no recipiente para a massa não agarrar, cubra a massa também com farinha (não é preciso muito). Tape com um pano coloque junto a uma fonte de calor e deixe a massa crescer, demora cerca de 45 minutos.


Nota: enquanto está a fazer a massa, tenha sempre farinha pronta para colocar nas mãos, para quando a massa estiver a colar.

2 comentários:

  1. 2 colheres de sal, é demais essa quantidade de sal dá para 4Kg de farinha. Cuidado com a tensão arterial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário revi e vi que me tinha enganado são 2 colheres de café, e para mim não achei que ficasse salgado. Mas podem sempre adpatar a quantidade de sal ao vosso gosto.

      Eliminar