Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Orzotto de cogumelos (Risotto feito com Cevada)

Ontem fiquei sozinha em casa, quando é assim aproveito para fazer daqueles jantares que só eu é que gosto e assim não tenho que fazer 2 jantares um para cada um, eu gosto de cozinhar mas nos dias de semana quando se chega a casa mais tarde, ter que fazer 2 jantares não é fácil :)

O Orzotto é uma espécie de Risotto mas feito com cevada, a receita é originária da Itália.

Vi esta receita num programa da Nigella Lawson, e fiquei com ela na cabeça, já tinha comprado a cevada e só estava à espera de uma oportunidade para experimentar (não é que possa dizer que as receitas que já fiz dela saíram uma delícia mas não desisto facilmente,pode ser que seja das alterações que faço à receita original e não da própria receita....).

Quando fizer esta receita tem que estar com tempo a cevada demora muito tempo a cozer, por ter casca.



Então ontem foi o dia, cheguei a casa cedo e pus mãos à obra.

Nº de Pessoas: 2

Ingredientes:
- 1 chávena de cevada
- 2 chávenas e 1/5 de caldo de galinha
- 1/5 chávena de vinho branco
- 6 chalotas médias
- 2 colheres sopa azeite
- 1 embalagem de cogumelos
- pimenta preta qb
- 1 folha de manjericão (opcional)


Preparação:

1. Colocar o azeite num tacho e deitar as chalotas partidas em fatias finas, deixar ficar translúcidas

2. Juntar folha de manjericão (opcional) e a pimenta

3. Deitar os cogumelos partidos às fatias e deixar estufar

4. Deitar a cevada e envolver bem com o azeite, juntar o vinho e deixar evaporar


5. Juntar o caldo de galinha até cobrir a cevada e deixar cozer tapado em lume muito brando, ir mexendo de vez em quando, e se necessário juntar mais caldo, sempre de forma a que o mesmo evapore com a cozedura, o orzotto não deve ficar com muito líquido

6. Depois é ter paciência e esperar que a cevada esteja cozida, demora cerca de 40 a 45 minutos

Bom Apetite :)

2 comentários:

  1. Olá Aprendiz de Chefe,
    Vim retribuir a visita e aproveito para deixar uma dica quanto a esta receita. Eu nunca cozinhei cevada, mas já cozinhei trigo, penso que sejam idênticos na cozedura, por isso o meu conselho é que deixes a cevada de molho de um dia para o outro como se faz com o feijão e assim sempre diminuis o tempo de cozedura. Normalmente cozo só de água e sal, e depois polvilho uma quantidade generosa em saladas.
    Quanto ao blog, está bonitinho por isso as visitas e os comentários aparecerão gradualmente, conforme fores visitando outros blogs e deixando comentários.
    Beijinho e bons Cozinhados!

    ResponderEliminar
  2. Olá Moira

    Obrigada pela dica e pelo comentário ao blog:) Eu tinha pensado fazer isso mas decidi seguir a receita original, má escolha :) Para a próxima já ponho a cevada de molho.

    Sempre que quiseres aparece eu também vou aparecendo no teu. Sugestões e dicas são sempre bem vindas para quem está a começar :):)

    Beijinhos e Boas Experiências Culinárias :)

    ResponderEliminar