Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

domingo, 28 de abril de 2013

Tarte Delícia de Morangos e Frutos Silvestres com Natas

Na 6ª feira fui jantar ao meu irmão e resolvi fazer uma tarte para levar, afinal são as melhores vítimas para as minhas experiências e ao meu irmão não lhe custa nada dizer a verdade no que se refere aos meus cozinhados, portanto não existe melhor cobaia, além de que é super esquisito com a comida.
 
 
Nº de Doses: 10
 
Tempo de Preparação:
Massa - 1 hora
Molho - 20 minutos
Forno -30 minutos
 
Os tempos são aproximados e várias coisas podem ser feitas ao mesmo tempo, enquanto a massa esta no frigorífico pode fazer o molho e bater as natas, pelo que não demora assim tanto tempo.
 
Ingredientes:
Massa:
-200 gr farinha com fermento
- 1 colher sopa de açucar
- 200 gr de manteiga
- 1 gema
 
Molho de Morangos e Frutos Silvestres:
- 200 gr de morangos congelados
- 150gr frutos silvestres congelados
- 3 colheres sopa açucar mascavado
- 2 colheres de sopa de água
 
Cobertura:
- 200 ml natas
 
Preparação
Massa:
Misture os ingredientes da massa, farinha com o açucar, a manteiga (temperatura ambiente) e a gema de ovo, até conseguir fazer uma bola com a mesma. Coloque no frigorífico, embrulhada em película aderente, durante 1 hora.
Passado 1 hora retire do frigorífico, estenda a massa e coloque na forma de tarte. Pique o fundo da massa, coloque grão ou feijão por cozer por cima (para não subir a massa) e leve ao forno a 180º por 30 minutos (veirfique a meio como está a cozedura).
 
Retire do forno e deixe arrefecer.
 
Molho de Morangos e Frutos Silvestres:
Coloque as frutas, depois de descongeladas, numa frigideira com 3 colheres de sopa de açucar e a água. Deixer levantar fervura e mantenha em lume brando até fazer a calda (cerca de 15 minutos). Pode ajustar a quantidade de açucar a gosto. Se quiser pode também utilizar frutas frescas.
 
 
Montar a Tarte:
 
Coloque o molho de morangos e frutos silvestres na massa já arrefecida. Fure antes a massa para poder absorver o molho.
 
Por cima coloque as natas batidas, só depois do molho estar frio, e leve ao frigorífico até servir.
 
 
 
 
Bom Apetite :)
 
 


1 comentário: