Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pão Rápido com Azeitonas e Rosmaninho

Pão, pão e pão, sou perdida por pão de quase todas as formas e feitios. Ontem  estava a ver um episódio de uma chefe conhecida que fez este pão, na série demorou cerca de 4 minutos, mas olhem que não demora muito mais.

Fiquei em pulgas para experimentar, pois parecia delicioso e muito rápido e fácil de fazer.

Hoje cheguei a casa e fui direita à cozinha e acendi o forno. Se forem rápidos ainda o fazem a tempo do jantar de hoje :)


Dei outro nome ao pão não me recordo do nome da receita.

Ingredientes:
- 450 gramas farinha com fermento
- folhas de rosamaninho qb
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de azeite
- azeitonas verdes qb (pode usar pretas ou com recheio de pimento)

Preparação:
1. Coloque a farinha, o rosmaninho cortado muito fino, o sal e o azeite num recipiente, abra um buraco no meio da massa e junte 225 ml de água. Misture bem (pode ser com uma colher não necessita usar máquina), até comçar a juntar a massa fazendo uma bola.

2. A seguir amasse com as mãos juntando os pedaços que possam estar separados

3. Coloque a massa numa tábua coberta com farinha e achate a massa em circulo



4. Espalhe as azeitonas partidas em pedaços pequenos por cima da massa e vá dobrando as pontas até fazer uma bola



 
5. Com o cabo de uma colher de pau, pressione a massa, como se a dividisse em 8 pedaços para lhe dar forma
 


6. Leve ao forno aquecido a 200º por cerca de 35 minutos
 
 
Pode colocar outros ingrediente no pão, chouriço, queijo...ou outros que lhe piscar o olho.
 
Pode fazer este pão para um lanche, como entrada duma refeição molhando em azeite e vinagre balsâmico.
 
Bom Apetite :)
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. O que é rosamaninho? Posso substitui-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Rosmaninho é uam planta aromática pode usar alecrim, eu só exprimentei com esta erva, mas pode usar outra erva aómática que goste, por exemplo oregãos ou tomilho. Ou então utilizar só as azeitonas.

      Obrigada por ter passado pelo meu cantinho e Boas Experiências culinárias :)

      Eliminar
  2. HOJE a noite PROMETE ... vou meter esse pão ai ... Muito obrigado

    ResponderEliminar