Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sopa Cremosa de Peixe

Pois é tenho andado mesmo sem tempo para grandes cozinhados e consequentemente para o blog, peço desculpa a quem vem cá visitar de vez em quando. Mas vou voltar a entrar no activo e por as mãos nos tachos e nas panelas :)

E como o tempo esteve chuvoso e os dias mais escuros (:() deu-me vontade de fazer uma receita menos leve. Andava para fazer sopa de peixe à imenso tempo,tinhas umas cabeças de peixe no congelador à espera de serem usadas e foi desta, mas como queria fazer uma sopa cremosa, costumo comer uma deliciosa num Restaurante a que vou às vezes. Como nunca tinha feito uma andei a ver algumas receitas, mas acabei por fazer à minha maneira. E não é que me saiu melhor que a encomenda, estava deliciosa !!!Exprimentem e podem dar asas à imaginação e trocar alguns ingredientes para ver o resultado.

Ingredientes:

- 2 Cebolas Grandes
- 3 dentes de alho
- 1 pimento pequeno ou meio grande (coloquei metade verde metade vermelho)
- Azeite qb 
- Polpa de Tomate (meia lata das pequenas)
- Pasta de Tomate qb (se tiver senão pode não usar)
- Salsa qb
- coentros qb
- sal qb
- 2 cabeças grandes de peixe (usei pescada, mas pode usar outros peixes ou outras partes do peixe - a ideia é aproveitar restos que tenha)
 3 batatas medias
- 2 cenouras
- 12 camarões
- massa qb (usei cotovelos pequenos)
- hortelã (se gostar)

Preparação:
1. Refogar as cebolas e os alhos e o pimento no azeite 
2. Juntar a pasta de tomate, o tomate pelado, a salsa e os coentros
3. Enquanto faz o refogado, coza o peixe em água com sal e quando cozido desfaça o peixe reserve; coza o camarão (eu comprei já cozido, se cozer utilize também a água do camarão, senão não tem problema)
4. Junte a água de cozer o peixe ao refogado, as batatas e as cenouras partidas em cubos e deixe cozer
5. Quando cozido passe a varinha mágica até ter um caldo cremoso
6. Tire as cabeças ao camarão junte ao caldo passe com a varinha mágica e depois coe a sopa (com um passador)
7. Deitar a massa e deixar cozer; juntar no final o peixe e o camarão
8. Colocar hortelã por cima (se gostar)

Sirva e Bom Apetite :)

Sem comentários:

Enviar um comentário