Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pão de Farinha de Espelta com Passas, Nozes e Sementes


















Depois de alguns dias de ausência, com muitos cozinhados mas sem fotografias :(, nada melhor para voltar do que a participação para o passatempo do "The Wild Kitchen" - 100 Publicações cujo tema é Receitas Saudáveis.

Tinha visto esta receita numa revista inglesa e desde essa altura que fiquei com ela debaixo de olho, comprei logo a farinha, mas ainda não me tinha dado para a fazer, achei que este passatempo era a altura ideal. Fiz algumas adapatações :)

A farinha de espelta tem vários benefícios para o organismo e é mais rica em alguns nutrientes que a farinha de trigo.

Aqui vai:

Nº de Doses: 10
Tempo de Preparação: 60 minutos

Ingredientes:
- 475 g de farinha de espelta integral
- 1 colher de chá de fermento em pó 
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de sal
- 50 g passas
- 50 gr se nozes partidas aos pedaços
- 150 g de mistura de sementes (usei linhaça, sésamo e girassol, mas pode usar outras que prefira ou tenha em casa)
- 1 colher de chá de mel
- 550 ml de água tépida

Preparação:
1. Misturar todos os ingredientes secos numa recipiente grande.
2. Dissolver o mel na água tépida e juntar aos ingredientes secos mexendo bem (pode usar uma colher de pau)
3. Deitar a mistura numa forma (de bolo inglês), forrada com papel vegetal devidamente untado
4. Levar ao forno aquecido a 180º durante cerca de 60 minutos (quando estiver dourado espete um palito para ver se já está cozido, se sair seco é porque está pronto)

Pode comer simples ou barrar com doce fica delicioso !

Bom Apetite :)





4 comentários:

  1. Tem muito bom aspeto, uma ótima participação :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bom, fiquei tentada a experimentar.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  3. Experimenta é delicioso, depois diz-me como ficou :)

    ResponderEliminar