Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Bolo de Laranja Rápido

Ontem quando cheguei a casa apetecia-me um bolo, não tinha nada parecido. Por outro lado já há muito tempo que queria ver fazer um bolo de laranja como a minha mãe fazia, metia tudo no liquidificador, ia ao forno e já estava, fácil e muito rápido. Mas não conseguia encontrar a receita entre os livros de cozinha dela, já tinha tentado encontrar uma parecida mas sem sorte até que ontem comecei a pesquisar e lá estava ela, era o dia :)
Só uma nota, não sou grande especialista no que toca a bolos, por norma ou não crescem ou ficam mal cozidos, mas às vezes tenho umas alegres surpresas.Este foi esse caso.

Ingredientes:
- 2 laranjas pequenas ou 1 grande
- 4 ovos
- 1 chávena óleo (de preferência de girassol, mas pode ser outro tipo de óleo desde que não tenha um sabor forte)
- 2 chávenas de açucar
- 2 chávenas de farinha
- 1 colher de chá de fermento

Preparação:
Colocar no liquidificador a laranja (cortada em 4 e sem os topos, sim vai com casca) + ovos + óleo + açucar. Deixar cerca de 4 a 5 minutos até ficar a laranja bem desfeita (para não se notar a casca)
Num recipiente juntar a farinha e o fermento e depois juntar o preparado do liquidificador, mexer até ficar sem caroços, cremoso.
Unte a forma com óleo e farinha e coloque o preparado.
Leve ao forno a 180º durante 45 minutos, para ver se está cozido pode espetar um palito, se não sair massa agarrada está cozido.
Para não queimar muito por cima pode colocar papel de bolos a tapar.
Se quiser pode decorar com raspa de laranja ou açucar em pó, eu preferi deixar assim.
Vão ver que mais fácil não há e fica delicioso :)

2 comentários:

  1. Já experimentei e é uma maravilha, aconselho !!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, é sempre bom saber o que os outros tem a dizer das receitas que publicamos :)

    ResponderEliminar