Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

quinta-feira, 28 de março de 2013

"Chocolate Bark"

Pois é o prometido é devido, e hoje dediquei-me a fazer os meus mimos para dar na Páscoa, não me apetecia dar amêndoas nem ovos de chocolate, vi num episódio de um chefe fazerem um "Chocolate Bark" e meti na cabeça que ia experimentar, só que fiz uma adaptação de acordo com os gostos das pessoas a qum vou dar estes mimos :) Só falta embalar portanto esssa foto fica para mais tarde !

É facílimo de fazer e se usarem a imaginação têm imensas opções, desta vez decidi usar apenas chocolate preto mas pode usar de leite ou branco, ou até misturar mais que um.

Ingredientes:

- 200 gramas de chocolate (do tipo que escolher)
- mistura de frutas secas (usei frutos silvestres, que comprei em Londres, mas penso que também se encontrem cá)

Preparação:

Derreter o chocolate em banho-maria: colocar um recipiente que aguente o calor com o chocolate partido em pedaços pequenos lá dentro. Colocar o recipiente sobre um tacho com água quente (assim que começar a fazer bolhas baixe o lume e mantenha, não deixe levantar fervura pois o chocolate pode queimar) até ficar líquido.

Enquanto o chocolate derrete, forre um tabuleiro (tamanho médio e que não precisa ser muito alto) com papel para bolos (pode comprar em qualquer supermercado, junto do papel de metal e dos rolos de plástico). O papel deve ficar bem esticado.

Quando o chocolate estiver derretido, deite no tabuleiro com a ajuda de um salazar e espalhe no fundo do mesmo.

Por cima coloque as frutas, se forem muito grandes parta em pedaços mais pequenos, pode deixar ao de cima ou se preferir pode empurra-las para ficarem enfiadas mais dentro do chocolate.

Leve ao frigorífico por umas horas (2h/3h), quando o chocolate estiver rijo parta aos bocados e depois use a imaginação. Pode colocar em sacos e decorá-los com uma fita ou uma etiqueta personalizada, ou se preferir colocar na mesa para acompanhar o café.

Muito bom, fácil de fazer e o melhor é que se decidir oferecer pode fazer prendas personalizadas, utilizando diferentes tipo de frutos secos ou até ervas aromáticas ou especiarias moidas, por exemplo, em vez das frutas secas se quiser fazer "barks" de menta pode picar folhas hotelã no copo triturador, e misturar no chocolate, neste caso, antes de o deitar no tabuleiro.
Bark de menta
Bark de menta depois de frigorífico


Divirta-se e invente . Bom apetite :)

Sem comentários:

Enviar um comentário