Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Pizza Integral com Mozarela, Cogumelos e Ovo

Pois é o fim de 2 fins-de-semana a trabalhar  tive finalmente tempo para me dedicar aos cozinhados. Decidi fazer uma coisa que já há muito tempo me apetecia.

Adoro pizzas com ovo estrelado, quer dizer assado :) e não se encontram em todos o lado, para além disso à uns meses atrás fui a uma pizaria e experimentei uma piza com massa integral e desde ai que fiquei com a ideia de experimentar fazer uma em casa.

E não é que ficou deliciosa. De comer e chorar por mais, e ainda por cima foi toda só para mim pois o meu marido não come pizas, pensando bem nem pizas nem outras coisas deliciosas, mas quando for oportuno volto a mencionar as restrições culinárias lá de casa.

Passemos à Pizza que tem 3 passos:
- A massa
- O molho de tomate
- O recheio

Massa:
Ingredientes:
- 250 gr farinha integral
- 1 colher sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de fermento
- 200 ml água morna

* as medidas de farinha e água podem ser ajustadas conforme se vai amassando e dependendo do gosto


Preparação:
Juntar os ingredientes líquidos
Juntar a farinha aos poucos e ir mexendo
Colocar fermento

Eu mexi primeiro com uma colher e depois amassei à mão. Como já era tarde não deixei crescer muito a massa, mas ficou boa na mesma, se tiver tempo, deixe a massa levedar junto a um sítio quente, ou colocando um pano aquecido por cima.


Depois é só amassar mais fina ou mais grossa conforme goste mais.

Molho de Tomate

Nunca tinha feito molho de tomate (incrível !), é tão fácil e fica óptimo.

Ingredientes:
- tomate maduro (pode utilizar polpa de tomate eu gosto mais de utilizar o tomate maduro)
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta
- 1 colher de sopa orégãos (secos são mais aromáticos que as folhas frescas, deve ser das únicas ervas aromáticas em que isto acontece)
- 1 mão cheia de folhas de majericão (fresco)
- 1 pitada de açúcar (eu não coloquei, colocar se o tomate for muito ácido)

Preparação:
Mais simples não existe, colocar todos os ingrediente numa frigideira (eu gosto de por primeiro o azeite e deixar aquecer um pouco e depois deitar o resto, mas pode fazer como preferir), mexer e deixar no lume 3 a 5 minutos.

Nota: O tomate é colocado antes num copo misturador, não tirei sementes nem pele e ficou perfeito, se quiser tirar também o pode fazer.

Recheio:
Fica um pouco ao critério e gosto de quem esta a fazer e de quem vai comer (principalmente estes), neste caso utilizei:
Ingredientes:
- Orégãos
- 1 colher chá de azeite
- Manjericão
- 1 queijo mozarela
- Cogumelos
- 1 ovo
- 2 fatias de bacon finas

Coloquei primeiro o molho de tomate e depois por camadas (pode fazer como preferir) os restantes ingredientes, sendo que parti o mozarela à mão (dá um ar mais rústico), e coloquei o ovo no final.

Nota: usei cogumelos frescos, cozem no forno, não deixe cogumelos por baixo do ovo pois não cozem. Pode também usar cogumelos de lata (eu não gosto) ou se preferir estufar primeiro os cogumelos frescos (colocar numa frigideira com azeite e ervas a gosto e deixar estufar até ficarem moles).
Piza pronta a comer


Piza antes de ir ao forno




Espero que gostem !

Sem comentários:

Enviar um comentário