Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

domingo, 5 de maio de 2013

Bolo com Calda de Morangos e Natas - Dia da Mãe

Aproveitando a receita do pão de ló  e o facto de já não estar sozinha, sim o LR voltou e eu voltei aos cozinhados, resolvi fazer um bolo com recheio de natas e morangos e com calda de morangos. Fica simplesmente divino. Para quem ainda pode é o ideal para oferecer à Mãe no dia da Mãe.
 
Pensei se colocava uma receita para este dia especial, mas que melhor forma de lembrar a minha Mãe do que fazer um bolo que sei que ela ia gostar muito. Espero que gostem também e peço desculpa pelo atraso, afinal o dia está a acabar, mas podem sempre oferece-lo noutra ocasião especial ou simplesmente fazer um mimo à vossa Mãe em qualquer dia.
 
Ingredientes:
Bolo (receita Pão de ló simples, créditos na receita)
- 300 gr açucar
- 200 gr de farinha

- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- 4 cálices pequenos de água
 
Recheio e Cobertura
- 500 ml de natas
- 500 gr de morangos
- 150 gr de açucar em pó
- 4 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de açucar mascavado ou amarelo 
 
Preparação:
Bolo
 1. Misture o açucar, a farinha, o femento, os ovos e a água numa batedeira até ter uma massa cremosa.
2. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.
3. Leva a cozer a 160º / 170º graus cerca de 40 minutos numa forma sem buraco.
Se for usar para rechear use uma forma sem buraco, caso seja para comer simples pode usar uma forma normal com buraco.
 
 Recheio e Cobertura
1. Enquanto o bolo coze no forno, prepare o recheio e a cobertura.

2. Bata as natas até fazerem chantily, se conseguir, tenho que confessar que tenho uma difiuldade imensa que me saiam bem, e ficarem chantilly espesso é raro, normalmente o que consigo é um creme, que neste caso é suficiente.
Já tentei todos as dicas e mais algumas e ainda a que acho que ajuda mais é colocar as natas no congelador antes de as bater, podem mesmo começar a congelar sem ficarem muito duras. Depois de batidas, junte o açucar em pó, e coloque no frio até as utilizar.

3. Para a calda coloque os morangos cortados ao meio ou em quartos, numa frigideira, com 3 colheres de sopa de açucar e a água. Deixer levantar fervura e mantenha em lume brando até fazer a calda (cerca de 15 minutos). Pode ajustar a quantidade de açucar a gosto. Neste caso passei a calda com a varinha mágica para ficar liquída, visto que ia juntar morangos às natas.

4. Corte os morangos em metades ou quartos e para a cobertura corte-os em rodelas finas.

Montar o Bolo
1. Quando o bolo tiver pronto tire do forno, deixe arrefecer e depois divida em 2 metades.

2. Coloque a metade de baixo num prato, onde vai servir o bolo, e deite a calda de morango (já fria) por cima, espalhe por todo o bolo, e se deixar cair para os lados não faz mal. Misture os morangos com as natas e deite por cima da calda.

3. Coloque a outra metade do bolo por cima e repita os passos do ponto 2. Tape também os lados do bolo com chantilly. Para decorar espalhe as rodelas de morango.

Pode dar largas à imaginação e usar outro tipo de frutas ou até mesmo doces. Pode também fazer outras decorações, ou juntar molho de chocolate por exemplo.

Bom Apetite :)
 
 


2 comentários:

  1. Olá,
    este bolo ficou super lindo e gostei muito do seu blog.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susy

      Obrigada pela visita e por ter gostado do meu blog, para uma principiante sabe muito bem ver que as pessoas gostam do que fazemos :)
      E o bolo estava delicioso, sim tanto que eu e o LR acabamos com ele em 2 dias .... que vergonha :)

      Vou com certeza participar no passatempo e para o mês quero ver s eme candidato a blog anfitrião da Escolha do Ingrediente.

      Se quiser passe também na minha página do Facebook, é muito recente tem alguns dias: Cozinhando para Descontrair.

      Também gostei muito do seu blog Parabéns !

      Eliminar