Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bolo com Calda de Morangos e Natas - Passatempo "Os Sete Pecados Capitais"


Quando vi o passatempo Santa Gula e Limited Edition (http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/04/passatempo-santa-gula-e-limited-edition.html), a 1ª imagem que me veio à cabeça foi a do Bolo com Calda de Morangos e Natas que fiz à algum tempo e por isso resolvi pegar na receita e utilizá-la para este passatempo. Porquê ? Porque o tema são "Os Sete Pecados Capitais" e com este bolo a Luxúria é a figura de destaque, se tivesse que dar uma imagem à luxúria (culináriamente falando) seria a imagem deste bolo, podemos entender a Luxúria (segundo a Wikipedia) como "Deixar-se dominar pelas paixões" sendo também identificado como o pecado que pode levar a outros pecados.
 
Morangos e natas para despertar a paixão são dos principais ingredientes, se os incluírmos num bolo com calda de morango e um delicioso pão de ló a Gula (desejo insaciável, para além do necessário, por comida (entre outros)) aparecerá de certeza. Sim porque não se consegue comer apenas uma fatia e ficar por aí, a vontade de comer outra logo a seguir é irresistível (acreditem eu sei por experiência própria). E depois vem a Preguiça a vontade de nos sentarmos no sofá sem fazer nada para nos deliciar-mos com uma fatia ou 2 ou 3.... Não deixo de parte claro a Avareza (segundo a wikipedia representa o medo de perder algo ou a vontade exagerada de possuir qualquer coisa) porque a cada fatia que se come começamos a pensar que o bolo vai acabar e quando isso acontecer quando a vontade exagerada de o comer aparecer já não há.
 
Agora a receita:

Ingredientes:
Bolo (receita Pão de ló simples, créditos na receita)
- 300 gr açucar
- 200 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- 4 cálices pequenos de água

Recheio e Cobertura
- 500 ml de natas
- 500 gr de morangos
- 150 gr de açucar em pó
- 4 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de açucar mascavado ou amarelo 

Preparação:
Bolo
 1. Misture o açucar, a farinha, o femento, os ovos e a água numa batedeira até ter uma massa cremosa.

2. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.

3. Leva a cozer a 160º / 170º graus cerca de 40 minutos numa forma sem buraco.

Se for usar para rechear use uma forma sem buraco, caso seja para comer simples pode usar uma forma normal com buraco.
 Recheio e Cobertura
1. Enquanto o bolo coze no forno, prepare o recheio e a cobertura.

2. Bata as natas até fazerem chantily, se conseguir, tenho que confessar que tenho uma difiuldade imensa que me saiam bem, e ficarem chantilly espesso é raro, normalmente o que consigo é um creme, que neste caso é suficiente.
Já tentei todos as dicas e mais algumas e ainda a que acho que ajuda mais é colocar as natas no congelador antes de as bater, podem mesmo começar a congelar sem ficarem muito duras. Depois de batidas, junte o açucar em pó, e coloque no frio até as utilizar.

3. Para a calda coloque os morangos cortados ao meio ou em quartos, numa frigideira, com 3 colheres de sopa de açucar e a água. Deixer levantar fervura e mantenha em lume brando até fazer a calda (cerca de 15 minutos). Pode ajustar a quantidade de açucar a gosto. Neste caso passei a calda com a varinha mágica para ficar liquída, visto que ia juntar morangos às natas.

4. Corte os morangos em metades ou quartos e para a cobertura corte-os em rodelas finas.

Montar o Bolo
1. Quando o bolo tiver pronto tire do forno, deixe arrefecer e depois divida em 2 metades.

2. Coloque a metade de baixo num prato, onde vai servir o bolo, e deite a calda de morango (já fria) por cima, espalhe por todo o bolo, e se deixar cair para os lados não faz mal. Misture os morangos com as natas e deite por cima da calda.

3. Coloque a outra metade do bolo por cima e repita os passos do ponto 2. Tape também os lados do bolo com chantilly. Para decorar espalhe as rodelas de morango.

Pode dar largas à imaginação e usar outro tipo de frutas ou até mesmo doces. Pode também fazer outras decorações, ou juntar molho de chocolate por exemplo.

Bom Apetite :) E cuidado com os Pecados :)

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Excelente participação no passatempo, decerto que o seu bolo fará grande sucesso pois tem uma combinação de ingredientes fantástica ! :)

    Um beijinho e foi um prazer passar por aqui ! :)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. que delícia! esse bolo tem um aspecto óptimo, até a mim me deu desejos!! ;)

    beijinhos,

    maria

    ResponderEliminar
  3. Nada melhor do que um pão de lo com natas e morangos, de facto...é um dos bolos mais simples mas mais tentadores que conheço!

    Boa sorte para o passatempo e sucesso para o teu blog :)

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar