Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Favas com Entrecosto

Um prato simples mas muito típico e para quem goste delicioso, uso esta  receita para participar na 2ª edição do projeto "A escolha do ingrediente" do blog Tertulia da Susy que tem nesta edição como blog anfitrião A Madeirense Carla Sofia. Espero que gostem da minha participação :)

Eu não gosto muito de favas, mas estas vieram da minha horta experimental, não a hora da varanda, (fica para outra vez a explicação). E para além disso o LR adora favas com entrecosto, por isso resolvi fazer um tacho delas, só que como o entrecosto era mais do que as favas poderia dizer que o prato é entrecosto com favas :)
Enquanto o tempo não resolve aquecer de vez, ainda sabem bem estas delícias culinárias.

Não sobrou para contar a história.

Nº de Pessoas: 4
Tempo de Preparação: 60 minutos

Ingredientes:
- 1,5 Kg de Entrecosto (pode usar ligeiramente menos se preferir)
- 1 Kg de Favas (pode usar das congeladas)
- 2 cebolas picadas
- 100 gr de alho picado
- 1 dl de azeite
- 1 folha de louro
- 1 dl de vinho tinto (se não tiver pode usar vinho branco)
- 500 gr de tomate pelado
- chouriço qb
- coentros qb
- sal e pimenta preta qb

Preparação:
1. Tempere o entrecosto com metade do alho , sal, pimenta, pimentão e o vinho tinto. Deixe tomar gosto por cerca de 30 minutos

2. Refogar no azeite aquecido a cebola e o alho. Junte o louro e quando a cebola estiver a alourar junte o entrecosto e deixe alourar também.

3. Coloque o vinho e deixe evaporar.

4. Misture o tomate pelado (picado), se o molho do tomate não for suficiente para cobrir a carne, junte um pouco de caldo de carne. Quando ferver junte os coentros e o chouriço (pode usar outro tipo de enchidos, nós gostamos só com chouriço) e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos (até o entrecosto estar macio).

5. A 10 minutos do fim junte as favas (se não usar das congeladas junte mais cedo as favas para terem tempo de cozer).

Se quiser quando servir deite coentros picados por cima.

Bom Apetite :)


2 comentários:

  1. Ola Maria,
    Obrigada pelo e-mail e pelo carinho,
    vim fazer uma visita e por aqui fiquei... :)

    Esta receita tem bom aspecto apesar de nao gostar de favas...estas ate as provava! :P
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Acredito eu não sou muito amiga delas e também provei :)

    ResponderEliminar